by Roberto M.
Está certo bater palmas após o término da execução do Hino Nacional Brasileiro? Existe posição correta para acompanhar a execução? Existem regras para cantar o Hino Nacional Brasileiro? Qual é a letra do Hino Nacional? Como é a música do Hino Brasileiro? Quem são os compositores do hino? Quando foi composto?
Não basta apenas saber cantá-lo. Poucas pessoas sabem que para cantá-lo é preciso seguir um regulamento.
Todos os brasileiros alfabetizados já aprenderam, em algum momento de suas vidas escolares quais são essas regras, mas poucos se lembram delas na hora de cantar o Hino Nacional.
Todos os eventos de colação de grau, de todas as escolas, sempre têm início com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Após ter participado de algumas formaturas e observado o comportamento das pessoas durante a execução do Hino, resolvi fazer um artigo para falar sobre essas regras tão desprezadas por nós brasileiros.
O Hino Nacional é um dos quatro símbolos nacionais, os outros são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais (Brasão da República) e o Selo Nacional.
Todos os quatro símbolos nacionais estão devidamente regulamentados pela Lei 5700 de 1 de setembro de 1971 e suas modificações posteriores.
Os símbolos nacionais são manifestações gráficas e musicais usadas para transmitir o sentimento de união da nação e mostrar a soberania do país.
Os símbolos nacionais são manifestações gráficas e musicais usadas para transmitir o sentimento de união da nação e mostrar a soberania do país.
Nessa postagem, vou comentar as disposições legais sobre o Hino Nacional.
Para começar é preciso saber que o Hino Nacional deve ser cantado com respeito.
Se um povo não respeita seus próprios símbolos, quem respeitará esse povo?
Para cantá-lo devemos nos posicionar virados de frente para a bandeira Nacional, de pé e com as mãos em uma das seguintes posições (para os civis):
1. Com a mão direita sobre o peito e braço esquerdo ao longo do corpo,
2. Com ambos os braços ao longo do corpo,
3. Com os braços para trás, uma mão sobre a outra,
4. Com os braços à frente, esticados junto ao corpo, uma mão sobre a outra,
5. Com o braço direito esticado e erguido na altura dos ombros com a mão voltada para a Bandeira Nacional.
6. Há ainda outra posição, mas essa é dirigida aos militares, que devem ficar em continência.
O Hino Nacional deve ser cantado todo, ou seja, as duas partes do poema. Quando ele for executado instrumentalmente, poderá ser tocado apenas uma vez, sem repetição.
A lei 5700 em seu artigo 24 prescreve expressamente os tipos de arranjos (vocal ou instrumental) que devem ser seguidos. Entretanto, ao arrepio da lei, já nos cansamos de ver e ouvir execuções ridículas, caricatas e desrespeitosas feitas por cantores populares que modificam inclusive as estruturas melódicas e harmônicas ditadas pela legislação.
Após terminar de cantar, não se deve bater palmas, embora não haja proibição explícita, apenas um impedimento implícito (e até discutível) no Parágrafo único do Artigo 30 da Lei 5700.
Além do mais, se o Hino Nacional representa o próprio povo, as pessoas estariam aplaudindo a si mesmas.
Além do mais, se o Hino Nacional representa o próprio povo, as pessoas estariam aplaudindo a si mesmas.
A Lei 5700 diz que é obrigatório o ensino do canto e da interpretação do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino público ou privado e que é preciso cantá-lo uma vez por semana (Artigo 39, parágrafo único).
É sempre bom lembrar que há previsão de multa para a violação das disposições da Lei 5700.
Embora a letra do Hino Nacional seja de difícil interpretação para a maioria de nós brasileiros, não se pode negar sua beleza.
A composição musical do Hino foi oficializada como Hino Nacional Brasileiro pelo decreto nº 171. De 1890.
A composição musical do Hino foi oficializada como Hino Nacional Brasileiro pelo decreto nº 171. De 1890.
Ela foi composta pelo maestro Francisco Manoel da Silva e perdura até hoje.
Entretanto, por um período aproximado de 32 anos, muitas letras diferentes e inadequadas à beleza da melodia fizeram parte da composição.
Entretanto, por um período aproximado de 32 anos, muitas letras diferentes e inadequadas à beleza da melodia fizeram parte da composição.
Somente em 1922, ás vésperas do primeiro centenário da independência, é que foi definida, pelo Decreto nº15671 de 6/9/1922, a letra definitiva do Hino Nacional Brasileiro.
A letra do nosso hino, um verdadeiro poema, foi escrita em 1909 por Joaquim Osório Duque Estrada.
Para quem quiser aprendê-la, segue abaixo sua transcrição integral.
Se quiser ouvir o Hino Nacional enquanto aprende a letra, é só clicar na seta do tocador logo abaixo da Bandeira Brasileira.
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Música: Francisco Manuel da Silva
Parte I Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil ! | Parte II Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil ! |
Muito bom - agora, o píor de tudo é que boa parte dos brasileiros não sabe a letra do nosso hino. Abração.
ResponderExcluiro único problema é que nem esse site sabe que tem um parágrafo dantes do "Ouviram do Ipiranga..."
Excluirdo qual eu to tentando achar :(
Meu caro amigo anônimo, esse site sabe sim da existência de uma letra que fazia parte da introdução instrumental do nosso hino nacional.
ExcluirSó que esse artigo aqui é para falar da versão oficial do hino. É também para comentar a maneira correta de cantar e/ou acompanhar o Hino Nacional Brasileiro oficial.
Para falar da história do hino e dos versos que acompanhavam a nossa introdução instrumental de hoje, escrevi um artigo no meu outro blog.
Leia o artigo “História do Hino Nacional Brasileiro. A Letra perdida da introdução instrumental.” clicando no link.
Descubra a letra perdida da introdução instrumental do nosso hino.
Lá tem também um audio com a introdução cantada.
Muito bom o post. Explica muitas coisas que o povo as vezes não tem informação.
ResponderExcluirrecebi informaçoes que agora nao pode mais pedir para as pessoas que estao na plateia para ficar de pe e sim em posicao de respeito apenas isso procede?
ResponderExcluirOlá navozdigital,
ResponderExcluiro artigo 30 da lei 5700 parece bem claro que devemos ficar em pé:"
Art. 30. ... durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações."
Abraços
Telma
Telma, tenho uma palestra/show denominada "O SHOW DA PÁTRIA NESTE INSTANTE, de Duque Estrada a Chico Buarque", nele passo informações sobre os símbolos nacionais e tenho percebido que o Hino que nos representa como povo e nação não é prioridade em lugar nenhum deste país. O brasileiro não conhece seus símbolos pátrios. Uma vergonha! Sinto-me como se estivesse reciclando entulhos da ditadura.
ResponderExcluirAprendi como me comportar perante a um dos mais belos Hinos do mundo se não for o mais belo Hino...
ResponderExcluirSem dúvida um dos mais belos hinos do mundo!
ResponderExcluirE esse sentimento vem, principalmente quando se está em outro país.
Quanto orgulho, quando vemos a nossa Bandeira imponente ao som do Hino Nacional Brasileiro.
Sem dúvida nenhuma, ouvir e cantar o HINO NACIONAL DO BRASIL vendo a BANDEIRA DO BRASIL SUBINDO NO MASTRO em um país estrangeiro….É EMOCIONANTE!!!
ExcluirOlá Maria Alice, é o sentimento de que somos uma nação, somos um povo que nos dá essa sensação de orgulho. Apesar de todos os problemas que temos como país, sabemos que somos um coração batendo unido quando vemos nossa bandeira, nosso hino e nossas cores.
ResponderExcluirObrigada por sua visita.
Beijos
Olhei a legislação citada e não aparece em nenhum momento nenhuma observação sobre a postura correta para acompanhar o hino. Pelos costumes, não reconheço a posição citada, com a mão direita sobre o peito como correta. Essa é uma postura usada por países com ascendência andina, que não é o caso da nossa. Portanto, não seria a mais adequada. Entendo q é mais bonito pelo gesto de respeito. Porém não é o previsto.
ResponderExcluirEm tempos de Olimpíada e Paralimpíada, será tocado ou até mesmo cantado o hino daquele país que recebeu a medalha de ouro. Como as pessoas que não são daquele país devem ouvir o hino que naquele momento está representando outro país que não é o seu?
ResponderExcluirCom respeito.
ExcluirEu aprendi que após as 18 hrs não se canta o Hino apenas se ouve. A execução deve ser apenas instrumental. Procede?
ResponderExcluirSinceramente nunca ouvi falar sobre essa regra. Não sei se procede ou não.
ExcluirSão apenas dois momentos em que pode ocorrer a execução do Hino Nacional em reverência à Bandeira Nacional. A primeira em continência (dia da Bandeira) e a segunda na cerimônia cívica semanal dos estabelecimentos de ensino (decreto nº 4.835 de 8 de setembro de 2003).Em outras ocasiões se volta à Bandeira Nacional.
ResponderExcluirO Facebook tirou a música que é o hino nacional brasileiro e a bandeira brasileora de um video que postei .Existe alguma lei sobre isto?
ResponderExcluir