by Telma M.
O que é tiramisù? Que sobremesa é essa?
Apesar do nome (eu mesma jurava que era um nome japonês), o tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana.
Existem várias versões para a origem do tiramisù. A primeira versão diz que o doce surgiu em um restaurante de Treviso, Vêneto, logo após a segunda guerra (Restaurante D’Alfredo – o primeiro do grupo Torlá).
O nome derivaria da expressão “Che ti tira su” (que te faz levantar), pois era muito usada para revitalizar os boêmios, após as agitadas noitadas nos bordéis de Vêneto. No dialeto da região, tiramisù significa “levanta-me”. Entretanto, nem o próprio restaurante reivindica para si a criação do tiramisù.
Outra versão dá conta de que o tiramisù surgiu em Florença, Toscana, no início do século XVIII ou final do século XVII, em um banquete que homenageava Cosimo (1642-1723) da família Médice. Nessa ocasião, a sobremesa foi chamada de “Zuppa Del Duca”
De qualquer maneira, é um doce que nasceu na Itália. É um tipo de pavê executado em camadas de biscoito champanhe (inglês) embebidos em uma mistura de café com conhaque (pode ser usado rum, brandy ou vinho Marsala), interpostas com queijo cremoso (mascarpone ou qualquer outro cream cheese).
Dizem que é a sobremesa que o Papa Bento XVI mais gosta.
Outro dia, num desses folhetos que aparecem em nossas mãos e nem sabemos de onde vieram, que achei quando descia do carro e o folheto caiu da porta, encontrei uma receitinha que me chamou a atenção. Era a receita do tiramisù: super fácil de fazer e deliciosa.
Eu sei por que já fiz! Ficou bom mesmo. É assim:
Ingredientes:
- 3 gemas peneiradas, para retirar a película;
- 150 gramas de açúcar;
- 700 gramas de cream cheese (Veja: Cream cheese. Receita caseira.);
- 3 claras em neve;
- 300 ml de café forte sem açúcar;
- 1 dose de conhaque;
- 2 pacotes de biscoitos champagne ou 360 gramas;
- Cacau em pó para polvilhar.
Modo de fazer:
- Batas as gemas com o açúcar numa batedeira até que fique um creme clarinho.
- Acrescente o cream cheese e continue batendo até ficar homogêneo.
- Acrescente o cream cheese e continue batendo até ficar homogêneo.
- À parte bata as claras em neve e misture ao creme de gemas, mas seja delicada ao misturar os dois, não use mais a batedeira, use uma espátula.
- Num recipiente misture o café e o conhaque. Use essa mistura para umedecer os biscoitos e arranjá-los no fundo de um refratário.
- Faça camadas de biscoitos umedecidos e creme. Vá repetindo as camadas até que a última camada seja de creme.
- Leve para gelar por 4 horas aproximadamente.
- Polvilhe cacau em pó antes de servir e decore a gosto.
Arquivos Recomendados:
Telma querida, a primeira vez que vi e comi o tiramisù foi no Japão! Realmente o nome parece japonês! Rsrsrsrs... Acho que a versão que eu comi lá é um pouco diferente da original. Não tenho certeza, mas as camadas pareciam uma espécie de bolo, creme e chantily. Mesmo sendo uma variação, era uma delícia!!! Sempre que eu podia eu comia!!!
ResponderExcluirInfelizmente aqui no brasil ainda não tive a oportunidade de encontrar para provar! Talvez o jeito seja fazer esta receita! Rsrsrsrs...
Bjs.
as bolachinhas de champagne vc tem que colocar primeiro (= e tenta fazer o tiramisu com morango tbm, fica uma delicia. Ja morei na Italia e amoooo esse Dessert .
ResponderExcluir