by Telma M.
A arte da tapeçaria em miniaturas pode ajudar a desenvolver a criatividade e habilidades manuais
Qualquer pessoa pode fazer uma mini tapeçaria com o objetivo de aprender técnicas básicas de tear manual, mas é preciso possuir um tear.
Como nem sempre isso é possível, eu ensinei como fazer um mini tear caseiro no blog “só faz quem sabe”.
Dê uma olhada como é fácil no artigo “Mini tear caseiro de madeira. Aprenda a fazer um.”.
O Mini tear é um pequeno equipamento muito simples feito com material reciclável, como madeiras ou papelões.
Pessoas que sofreram um AVC e perderam parte de sua agilidade e destreza, portadores de algum tipo de deficiência, física ou mental, são alguns dos beneficiados por esse artesanato. Outro grupo de pessoas que poderá tirar proveito dessa técnica é quem faz artesanato em miniatura e que usa mini tapeçarias.
Para começar, faça um mini tear, conforme orienta o artigo citado acima. Depois reúna fios de lã, linha ou barbante, de duas cores diferentes, clara e escura. Por fim vamos preparar o urdume (são os fios verticais da peça, o suporte dos fios que comporão a trama).
1. Coloque o fio no mini tear: Passe o fio de trás para a frente, dentro da primeira fenda superior e volte para trás, passando dentro da primeira fenda inferior.
2. Torne a voltar o fio para a frente na segunda fenda (veja que a parte traseira fica envolvida pelo fio) e vá com o fio na frente até a segunda fenda do lado oposto.
3. Passe duas vezes a cor clara e duas vezes a cor escura alternadamente, até terminarem as fendas. Desta forma o Urdume ficará com dois fios claros e dois fios escuros, dois fios claros, dois fios escuros... Até o final.
4. Amarre as pontas dos fios atrás do mini tear, para não desmanchar o trabalho.
5. Agora é a vez de aprender a trama, os fios horizontais do trabalho. Com uma régua de plástico ou madeira abaixe o primeiro fio (claro) e levante o segundo, abaixe o terceiro e levante o quarto... repita até o final. Gire a régua de forma a levantar os fios que ficaram em cima e abaixar os fios que ficaram embaixo, formando um vão ao qual chamamos cala no tear de pente liço.
6. Passe a navete ou borboletinha (que nada mais é do que um rolinho de fio) com o fio claro, no vão formado pela régua (no tear esse vão chama-se cala), da direita para a esquerda e deixe o fio como mostra a figura abaixo. Abaixe a régua e, com ela, conduza o fio até a parte inferior do mini tear, como se a régua fosse o pente do tear de pente liço. Retire a régua.
7. Passe novamente a régua, só que agora levante o primeiro fio claro, abaixe o próximo, levante o terceiro fio, abaixe o quarto fio... até o final.
8. Passe novamente a navete com o fio claro, na cala formada pela régua, só que agora da esquerda para a direita e proceda exatamente igual à “ida”. Está formada a primeira carreira (no tear chamamos essa carreira de duite)
9. Agora, repita os passos 5 até 8, com o fio escuro. Desta forma ficarão prontas duas carreiras, que no tear chamamos duítes, uma clara outra escura
10. Vá repetindo os passos 5 até 9 até chegar ao topo do mini tear.
11. Retire as alças das fendas.
12. Arremate a mini tapeçaria, fazendo o acabamento e... Pronto!
Você pode utilizar esse trabalho manual em seus mini cenários e outras miniaturas.
Você trabalha com miniaturas? Gostou de aprender a fazer esta pequena tapeçaria?
Artigos Recomendados:
EXCELENTE,LOGO ESTAREI PRATICANDO,NO MOMENTO CONFECCIONO MEU TEAR,GRATA
ResponderExcluirOlá lumadore, fico feliz que você tenha gostado. Esse tearzinho permite fazer coisas bem simpáticas..
Excluirabraços e boa sorte.