by Telma M.
Com o tearzinho de nhanduti (que aprendemos no artigo “Fabricando um tear de Nhanduti) pronto, podemos agora partir para a segunda etapa: aprender a fazer a base (urdume) da renda sol.
Seguindo o esquema que falei no artigo “Renda Nhanduti ou Renda Sol. Um modo de tecer”, vou mostrar agora como colocar os fios (que servirão de base para tecer a renda) no tear.
Você verá que esse modelo é um dos mais simples, existem outros, mas aprendendo este processo e usando sua imaginação, você poderá criar muita coisa bonita.
Vamos então, ver como se faz o básico da renda Tenerife.
1 - Corte cerca de 2 metros de linha. Passe a linha em torno do primeiro alfinete, o vermelho, da esquerda para a direita.
2 - Segure a ponta da linha com a mão direita, junto com o tearzinho e cruze a outra ponta da linha sobre a primeira, da direita para a esquerda.
3 - Envolva o alfinete oposto, vermelho, da esquerda para a direita.
4 - Cruze a linha em direção ao alfinete azul, localizado à esquerda do primeiro alfinete vermelho, envolvendo-o da direita para a esquerda.
5 - Cruze a linha e leve-a para o alfinete azul oposto, envolvendo-o da esquerda para a direita.
6 - Cruze a linha e direcione-a para o alfinete amarelo localizado à esquerda do primeiro azul envolvido. Envolva-o da direita para a esquerda e volte o fio para baixo, em direção ao amarelo oposto.
7 - Repita os passos anteriores até envolver todos os 16 alfinetes.
8 - Introduza a agulha embaixo de todos os fios, no sentido do último alfinete vermelho em direção ao primeiro alfinete vermelho. Dê duas voltas e um nó com as duas pontas do fio, para que não desmanche.
Com o urdume (base da trama) da renda sol terminado, podemos agora pensar em executar a trama da nossa “teia de aranha”. Leia o artigo e aprenda.
onde encontrar receitas de nhanduti,onde posso encontrar revistas
ResponderExcluirOlá Anônimo, pena você não ter deixado seu nome, eu nem sempre respondo comentários de anônimos, é como falar com as paredes, com um ser sem nome, sem cara sem identidade, é quase um anti-ser. Mas desta vez eu abri uma exceção. Revistas de nhanduti você encontra em bazares de artesanato, assim como outras revistas de artesanatos. Dê uma olhada no site do bazar Horizonte, lá tem muita coisa legal. Abraços. Telma
Excluirainda não tinha entrado nesse site é ótimo, parabéns sus expicaçoes são muito boas.
ResponderExcluirparabéns pelo site suas explicações são ótimas.
ResponderExcluir