by Telma M.
Prometi no artigo “Renda Nhanduti ou Renda Sol. Um modo de tecer. ” que, para não fazer uma postagem extremamente longa, iria fazer mais três artigos para dividir o assunto da tal renda Tenerife.
No primeiro mostrei como se fabrica um tear de Nhanduti e no segundo, colocamos os fios do urdume (a base da trama) no tear.
A terceira e última etapa será aprender como fazer a trama dessa renda nhanduti.
Você verá que esse modelo é um dos mais simples, existem outros, mas aprendendo este processo e usando sua imaginação, você poderá criar muita coisa bonita.
Vamos então fazer uma trama básica, uma teia bem simples da renda nhanduti.
Pegue seu tear de nhanduti com os fios da base já colocados e mãos à obra.
1 - Corte um fio de mais ou menos 1,5 metros de comprimento.
2 - Passe o fio por uma agulha de tapeçaria.
3 - Introduza a agulha por baixo dos 4 primeiros fios do urdume.
4 - Dê um nó passando a agulha por dentro do laço. Faça esse nó de modo que ele fique a cerca de 1 cm do centro. O nó deve ficar bem firme para não desmanchar depois de retirado do tearzinho.
5 - Repita os passos 3 e 4 com os outros12 fios de forma que fiquem 4 blocos de 4 fios unidos entre si por um fio transversal a cerca de 1 cm do centro (formando a primeira teia)
6 - Faça a mesma operação, só que passando por 2 fios apenas, comece pegando o último fio dos 4 que acabou de amarrar e o primeiro fio dos 4 próximos.
7 - Repita o passo 4 para amarrar, só que agora fazendo o nó a cerca de 2 cm do centro
8 - Repita os passos 6 e 7 com os outros fios até amarrar todos, de 2 em 2, formando 8 blocos de 2 fios unidos entre si por um fio transversal a cerca de 2 cm do centro. Está formada a segunda teia.
9 - Está pronta a primeira peça básica de sua renda nhanduti. Observe que se formou uma estrela de oito pontas. Retire a peça do tearzinho e veja como ficou:
10 - Faça 12 peças iguais, una-as e forme uma toalha de bandeja. Se preferir faça mais peças e forme caminhos de mesa, cortinas, colchas e o que mais sua imaginação mandar.
Agora que você sabe o conceito da renda nhanduti poderá fazer variações e obter outros resultados. Una os fios de modo diferente, faça mais teias, preencha os vazios de outras maneiras, invente desenhos. Seja “expert” na arte da renda de agulha.
Ei Telma,
ResponderExcluirAmo estes trabalhos manuais, fui na postagem anterior para ver como é feito a base, e agora a renda que parece ser complicada mas ao mesmo um pouco de paciência e habilidade se consegue,mas muita habilidade mesmo rsrs...
Não conhecia seu blog, mas amei tudo por aqui...
Beijos e uma ótima semana pra você...
oi,Telma,
ResponderExcluirA base do trabalho foi ótimo.Obrigada!
pretendo fazer um casaco usando esse tipo de rosinhas e uni-las com croche.
marinete
Continue postando, gostei muito da sua explicação, vou tentar fazer. Obrigada.
Excluir