by Telma M.
Você sabe qual a diferença entre diet e ligth?
No supermercado já se deparou com embalagens de produtos onde se lê: “Diet ou Ligth” e ficou indeciso sobre qual deles comprar?
Vamos ver qual a diferença entre esses dois termos tão comuns de se ver nas embalagens de alimentos?
Entendendo o significado dessas palavras, saberemos distinguir corretamente os produtos; de acordo com nossas necessidades.
Entendendo o significado dessas palavras, saberemos distinguir corretamente os produtos; de acordo com nossas necessidades.
DIET
Produtos diet são aqueles produtos destinados a pessoas que têm alguma restrição alimentícia devido a deficiências orgânicas ou doenças restritivas.
Os casos mais comuns são os diabéticos, que não podem ingerir açúcar por deficiência de insulina, enzima responsável pela digestão dos açúcares. Neste caso a insulina orgânica não é capaz de fazer as transformações necessárias dos carboidratos (açúcares) ingeridos, para dar origem à energia necessária ao funcionamento de todas as funções do corpo.
O indivíduo precisa se alimentar, então recebe instrução do médico para consumir produtos “diet”.
Mas o que é isso afinal?
Resumindo de uma forma bem simplista, “Diet” é o produto do qual foi retirado TOTALMENTE algum nutriente.
No caso dos diabéticos, o que precisa ser retirado é o açúcar. Mas atenção, quando se fala em açúcar, não é apenas aquele açúcar que usamos no cafezinho. Carboidratos se transformam em açúcar depois de digeridos!
No caso dos hipertensos, o nutriente que precisa ser retirado da alimentação é o sal, representado pelo Sódio.
Há várias doenças com restrições diferentes, então é importante observar na hora da compra, qual nutriente precisa ser evitado e conferir na embalagem se é ele mesmo que está faltando no alimento escolhido.
Não adianta nada um diabético comprar um produto, cujo rótulo diz que é “Diet”, mas o nutriente ausente é o Sódio. O alimento continua sendo “Diet”, mas não é indicado para um indivíduo diabético e sim para um hipertenso. Portanto muito cuidado, informe-se direitinho com seu médico qual nutriente você não pode ingerir.
LIGHT
Os produtos “Light”, também são apropriados para os diabéticos ou hipertensos ou portadores de qualquer deficiência do organismo?
Cuidado, o caso é semelhante, mas com algumas diferenças.
“Light” significa que há uma REDUÇÃO de algum nutriente. E essa redução deve ser de pelo menos 25%.
O que isso significa? Significa que se a receita pede 100 gramas de açúcar, será preciso colocar apenas 75 gramas para que seja considerada “Light”. Tem açúcar, mas 25% menos. Diferente do “Diet”, que não teria açúcar nenhum.
Sendo assim, se você é diabético e não pode ingerir açúcar, o alimento “Light” não é apropriado, pois tem um pouco de açúcar, você precisa consumir alimentos “Diet”, mas com restrição de açúcar, não de qualquer nutriente.
Fonte: Blog A Saúde em Pauta - Light ou Diet. Entenda a diferença.
Olááá querida, cheguei !!!
ResponderExcluirGostei muito deste artigo, estou me informando sobre o assunto, pois estou de dieta... um problema na coluna me deixou de molho 1 ano e eu que sempre fui magra engordei 10 kgs... agora estou na luta para perder e ficava confusa no mercado sobre o que comprar, por isso achei muito útil e interessantes os esclarecimentos que nos trouxe ! Valeu por compartilhar !
Grande beijo e uma bela semana !!!