by Roberto M.
Tomar banho com a água muito quente é prejudicial? Usar bucha para se esfregar no banho prejudica a pele?
Tem gente que gosta de tomar banho quente, mas tem gente que gosta da temperatura da água “muito” mais quente. No inverno então, a coisa piora ainda mais. Além da temperatura da água crescer mais um pouco, o tempo do banho aumenta proporcionalmente ao frio que está lá fora.
É difícil sair de um lugar “quentinho” e encarar a temperatura mais baixa do exterior do boxe.
Entretanto, o que parece muito agradável pode gerar conseqüências adversas.
Um banho excessivamente quente prejudica a pele e os cabelos.
Isso acontece porque a pele tem uma camada natural de proteção formada por água e gordura (a camada manto-lipídica) e quando a água do banho está “pelando”, essa camada se dissolve e vai embora.
Com a eliminação da camada de proteção, o resultado para as pessoas que normalmente têm a pele ressecada pode ser coceira, vermelhidão, ardência ou queimadura. Já para as pessoas que têm a pele oleosa, o problema se agrava ainda mais, pois ao detectar a retirada da oleosidade necessária à proteção do corpo, o organismo acelera a produção do sebo e a oleosidade da pele fica muito maior.
Quanto às buchas, sabemos que muitas pessoas têm o costume de usá-las na hora do banho.
A bucha é um tipo de esfoliante e ajuda na eliminação das células mortas do corpo.
Mas quem tem pele sensível, deve usá-la de forma bem leve, pois caso contrário a região em que for usada poderá ficar vermelha e descascar. Muitas vezes, o uso excessivo de buchas e esfoliantes pode prejudicar.
Onde existe a possibilidade de surgimento de odores (axilas) ou em regiões que apresentam excesso de camada córnea (calosidades ou asperezas) as buchas de banho são sempre indicadas.
Artigos Recomendados:
Gostei, muito boas dicas.
ResponderExcluirAbraço.