by Telma M.
Um mini jardim é algo tão repousante quanto um jardim enorme e todo elaborado, só que ocupa pequenos espaços.
Para quem vive em apartamentos, criar um mini jardim pode ser a solução para ter contato com a natureza.
Gosto muito de plantas, então fui pesquisar um modelo de mini jardim para colocar na sacada do meu apartamento.
Para quem vive em apartamentos, criar um mini jardim pode ser a solução para ter contato com a natureza.
Gosto muito de plantas, então fui pesquisar um modelo de mini jardim para colocar na sacada do meu apartamento.
Encontrei tantas alternativas que está sendo difícil me decidir sobre qual estilo usar.
Há jardins minimalistas, jardins japoneses, jardins caipiras, jardins extravagantes, jardins singelos, jardins milionários, enfim, as opções são muitas, talvez eu acabe fazendo mais do que um...
Preparar um mini jardim é um tratamento anti estresse e depressão.
Não tem hora para terminar, deve ser um momento de prazer e conexão entre você e a natureza.
Fazer seu próprio mini jardim traz muita paz e energia ao espírito.
Veja algumas dicas gerais de como preparar o seu mini jardim em um vaso:
- Forre o fundo do vaso com uma camada de pedras e outra de areia. Essa operação terá duas finalidades: reduzir o tamanho do furo do vaso, caso seja muito grande e garantir uma boa drenagem.
- Faça uma mistura de terra, areia e adubo de tal modo que ofereça condições para as plantinhas se desenvolverem. (veja como preparar substratos para vasos).
- Usando conceitos de harmonia, equilíbrio e proporção, faça um ensaio com as plantinhas para ver como vai ficar, de modo que uma não atrapalhe a visão da outra.
- Escolha mudas de plantas que combinem entre si para coloca-las juntas num mesmo vaso. Por exemplo, não coloque plantas que precisam de muita água com plantas que não gostam de muita água, pois dessa forma seu jardim estará fadado ao fracasso. A falta de água mata as plantas, mas o excesso de água também pode prejudica-las, apodrecendo as raízes ou provocando doenças.
- Depois de definidos os locais onde cada muda vai ficar, fixe-as colocando substrato em torno de cada uma com uma colher, vá ajeitando delicadamente.
- Forre com uma camada fina de areia e sobre esta coloque uma forração com pedras e figuras decorativas, como miniaturas.
- Umedeça com borrifador.
- Observe as características de suas plantas para cuidar delas adequadamente, por exemplo: cactos e suculentas não precisam de muita água, se molhar demais morrem.
- cuide para que o mini jardim receba sol todos os dias, pelo menos de 3 a 4 horas, mas cuidado com o excesso de sol, que pode desidratar as plantas, enquanto a falta de sol fará com que fiquem compridas, frágeis e sem viço.
Como você, Telma, amo jardinagem.Fiz um curso há anos na Prefeitura, quando eu morava numa casa onde eu tinha uma boa variedade de plantas. Minha necessidade de estar junto à Natureza é como o ar que respiro.
ResponderExcluirNas minhas tantas mudanças de casa, sempre procurei ter plantas à minha volta.
Sabe que fiz uma mini horta e pendurei na janela de meu banheiro na área de serviço? Na jardineira tenho hortelã, alecrim, cebolinha e tomilho. O manjericão ficou na sacada, junto com outras plantas ornamentais para espantar as pragas que aparecem de vez em quando.
Boa matéria!
Meu carinho,
Yolanda
Olá Yolanda, que legal! Você tem uma mini horta? Isso ajuda muito na hora de cozinhar, não é? Eu ainda não consegui fazer a minha, mas está em meus planos.
ResponderExcluirEsse curso da prefeitura eu também fiz, ele é excelente.
Um beijo e obrigada por sua visita.